Termos e Condições

Cada "Kit Se Cuida" contém 01 (um) canudo de metal e 01 (um) snack, que será distribuído gratuitamente aos usuários cadastrados.

O Kit estará disponível para retirada até o dia 31 de maio de 2019, no horário das 9h às 17h, na sede administrativa da Unimed Blumenau, localizada na rua das Missões, nº 455, bairro Ponta Aguda, Blumenau (SC).

Válido apenas 01 (um) Kit por CPF cadastrado.
Somente o portador do CPF cadastrado poderá retirar o Kit.
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Setembro/2019

Saúde Mental

Saúde Mental

Como manter a saúde mental em dia em meio ao estresse diário?

Como manter a saúde mental em dia em meio ao estresse diário?
A vida adulta é uma fase cheia de desafios, dificuldades e emoções. Com a correria do dia a dia de cumprir compromissos e metas, é normal que boa parte das pessoas se sintam pressionadas ou desmotivadas. Mas, é importante ficar atento, pois é nesse momento que surge o estresse e, com ele, a má qualidade da saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Só no Brasil, 70% da população sofrem com esse mal, sendo que 30% chegam a ter níveis elevados de estresse, danificando, assim, a qualidade da saúde mental, que inclui a capacidade do indivíduo de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse diário, ser produtivo e reagir às exigências da vida.

 

Estresse

É importante esclarecer que estresse não é necessariamente uma coisa ruim. O estresse nada mais é que uma resposta física do organismo a um estímulo. De acordo com especialistas, o estresse, se diário, abala a saúde mental do indivíduo e provoca diversas situações do cotidiano o levando ao esgotamento mental.

O que poucos sabem é que o corpo reage de várias maneiras ao estresse, ele pode gerar sintomas como dificuldade de concentração, problemas de memória, ansiedade, mau humor, depressão e distúrbio alimentares.

Saber lidar com o estresse é um hábito que precisa ser adquirido. É necessário ter maturidade e visão estratégica para driblar todas as dificuldades do dia a dia para evitar o estresse. Para ajudar, listamos abaixo algumas dicas para aliviar e lidar com o estresse e, principalmente, preservar a saúde mental:

1. Identifique o que causa o estresse: É importante monitorar o estado mental ao longo do dia.  Quando se sentir estressado, busque encontrar o motivo e resolvê-lo com tranquilidade.

 

2. Respirar: Em uma crise de estresse é normal surgir falta de ar, por isso, lembre-se de respirar. Restabelecer uma respiração eficiente e de qualidade ajuda a monitorar as emoções e controlar a ansiedade.

 

3. Cuidado com a alimentação: A escolha correta dos alimentos não melhora apenas a saúde física como também a saúde mental. É importante buscar incluir no cardápio alimentos naturais como frutas, legumes e verduras, beber bastante água e evitar refeições com muito sal.

 

4. Pratique atividade física: Exercícios têm diversas características que se relacionam com o relaxamento pois há liberação de hormônios que otimizam o funcionamento do corpo, como adrenalina e endorfina.

 

5. Evite hábitos ruins: Algumas pessoas acabam desencadeando hábitos ruins para lidar com o estresse, como, por exemplo, ingerir bebidas alcoólicas, doces ou comida em excesso; tornar-se reclusas, evitando o contato com amigos e familiares, abrindo mão de momentos de lazer.

 

6. Dormir melhor: O estresse prolongado, antes de tudo, funciona como uma agressão ao nosso organismo. E dormir bem é uma das melhores formas do corpo se recuperar desse tipo de ataque. 

 

Encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos e precisa encarar todos os desafios do dia a dia. Antes de mais nada, é importante lembrar que nossa mente faz parte do nosso corpo. Portanto, é parte de um conjunto biológico, formado por células, tecidos e órgãos, que podem adoecer por inúmeros motivos, como o estresse. Com isso, não há razão para menosprezar a saúde mental.

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