Termos e Condições

Cada "Kit Se Cuida" contém 01 (um) canudo de metal e 01 (um) snack, que será distribuído gratuitamente aos usuários cadastrados.

O Kit estará disponível para retirada até o dia 31 de maio de 2019, no horário das 9h às 17h, na sede administrativa da Unimed Blumenau, localizada na rua das Missões, nº 455, bairro Ponta Aguda, Blumenau (SC).

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Exercícios físicos para idosos: como eles contribuem para evitar as quedas e aumentar a qualidade de vida na terceira idade

Exercícios físicos para idosos: como eles contribuem para evitar as quedas e aumentar a qualidade de vida na terceira idade
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil conta com uma população de 29,6 milhões de idosos e a perspectiva é que, em 2030, haja mais idosos do que crianças no país.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil conta com uma população de 29,6 milhões de idosos e a perspectiva é que, em 2030, haja mais idosos do que crianças no país.

Quando falamos em atividades físicas, logo nos vem em mente bem estar e qualidade de vida, porém, quando chegamos na terceira idade, os exercícios precisam ser selecionados, acompanhados e autorizados pelo médico.

Hoje, recomenda-se exercícios planejados e estruturados com exclusividade aos idosos, devido aos benefícios que os mesmos exercem no corpo e mente do indivíduo. As quedas são problemas frequentes na terceira idade, mas que podem e devem ser evitadas.  É importante que os idosos estejam em movimento sempre e vale ressaltar que a prática de atividade física, ao menos 3 vezes na semana, pode diminuir e evitar as possíveis quedas.  

A prevenção é a única forma de evitar problemas futuros. Se exercitar regularmente fortalece os músculos, melhora o equilíbrio, aumenta a resistência e a imunidade dos idosos. A terceira idade não precisa ser sinônimo de doenças, problemas de saúde ou baixa qualidade de vida, basta sempre se prevenir e se cuidar para alcançar a qualidade de vida.

A prática de alguns exercícios podem ser inseridos no dia a dia dos idosos para contribuir para uma vida mais saudável e sem quedas. Abaixo listamos alguns benefícios que a atividade física traz aos idosos:

 

Melhora do equilíbrio: um grande problema na terceira idade é a falta de equilíbrio. Por possuírem ossos mais frágeis, os idosos têm maior riscos de fraturas e uma queda simples pode acarretar um grande dano à saúde. As atividades físicas auxiliam a manter o equilíbrio.


Aumento da massa e força muscular: exercícios físicos ajudam a tornar os músculos mais fortes, auxiliando, assim, na proteção dos ossos e na sustentação corporal do idoso. Assim como o equilíbrio, a força muscular é importante em caso de quedas pois evita maiores danos à saúde e aos ossos, que costumam ser mais frágeis nessa fase da vida. O aumento da massa e força muscular auxiliam também na execução de outras atividades diárias, permitindo, assim, maior independência ao idoso.

 

Diminui o risco de doenças: mesmo que a terceira idade não precise ser sinônimo de doenças, é normal surgirem algumas preocupações que exigem maior cuidado, como hipertensão, obesidade, diabetes, osteoporose, depressão, problemas cardíacos e pulmonares, etc. A prática regular de exercícios físicos ajuda a regular a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do organismo, além de auxiliar na liberação de serotonina e outras substâncias que ajudam a combater a depressão e outras doenças.

 

Opções de atividades físicas para os idosos

Vale lembrar que cada pessoa tem o seu próprio ritmo e isso conta principalmente para a terceira idade. Contudo, é importante buscar uma atividade que aumente a qualidade de vida e bem estar dos idosos. Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos.

Caminhadas, passeios de bicicletas, yoga, pilates, alongamento, dança, musculação e natação são alguns dos exercícios que podem ser incluídos na rotina dos idosos e que são de fácil realização para não causar lesões. No entanto, cabe a cada idoso definir o que mais lhe agrada e realizar a atividade com total prazer. Os exercícios devem ser praticados 3 vezes por semana e sob orientação do médico.

 

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